sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Palácio Restani ou Quinta do Raio - Queluz de Baixo

Foi um "remake", já cá tinha passado duas vezes, mas apanhei umas condições de LUZ menos favoráveis e hoje aproveitei ter passado perto e diverti-me de novo a brincar aos fotógrafos...




Esta quinta fica na artéria principal de Queluz de Baixo, uma estrada movimentada e fumarenta com   bairros tipo caixote como vizinhos mais próximos. Além de um perigo para a saúde pública, é também um crime de lesa património...enfim ...mais uma vergonha camarária... mais um fardo nacional...




É um excelente exemplar de arquitectura neoclássica e esteve em tempos agregado ao Palácio de Queluz, as paredes são ricamente decoradas com frescos ainda vivos, a cantaria está quase intacta e os gradeamentos da varanda são ainda os originais. Embora o interior esteja todo desventrado, as paredes mestras ainda estão consolidadas o que permite uma reabilitação sem grandes encargos... fazem falta na zona hotéis, centros de dia, infantários, lares, bibliotecas, espaços de cultura, etc...




Quando à uns meses atrás iniciei a pesquisa sobre este imóvel, dirigi-me à junta de freguesia local que me aconselhou a falar com a CM de Oeiras, disse-lhes para que eram as informações e formalizei por email o meu pedido... ainda hoje estou à espera da resposta, mas encontrei no arquivo do Forte de Sacavém alguns dados que vos apresento...




Séc. XIX, início - mandado construir por D. João VI para servir de residência à família do médico da Casa Real, na altura instalada no Palácio de Queluz; 1908 - o edifício foi adquirido pelo pai de Alfredo Ramos da Silva, casado com uma senhora de origem italiana de apelido Restani;1986 - aprovada a
urbanização do terreno, cujo alvará estabelecia que o urbanizador devia recuperar o palácio, para unidade hoteleira, o que não veio a acontecer.

8 comentários:

  1. Moro praticamente defronte a esta ruína desde 2006. O imóvel em si está praticamente na mesma (pelo menos não parece ter piorado) mas também não teve qualquer melhoria. A única alteração de monta foi a limpeza de entulho do terreno em volta e construção de um parque de estacionamento, com uma tentativa (falhada) de ajardinar o local.

    ResponderEliminar
  2. Estive várias vezes nesse palácio quando era pequena. Lembro-me de uma enorme sala com um sofá redondo no centro. Creio que a casa deixou de ser habitada há cerca de 60 anos.

    ResponderEliminar
  3. Amigo explica la esta parte "bairros tipo caixote como vizinhos mais próximos" tu por acaso conheces Queluz de Baixo? ou limitaste a tirar so fotos ao palacio? em queluz de baix não existe bairros tipo caixote do lixo, em queluz de baixo existe qualidade de vida, não vês lixo no chão, os jardins estão todos arranjados, a vizinhança é boa e não vês grupos de deliquentes, podes sair á rua ás horas que tu quiseres que não te acontece nada.

    "fazem falta na zona hotéis, centros de dia, infantários, lares, bibliotecas, espaços de cultura, etc..." Mais uma vez estás a mostrar um total desconhecimento da localidade Queluz de Baixo, só assim por alto existe 4 infantarios, é preciso hoteis?lool para quê? lol á um gigantesco centro de idosos em Barcarena que fica a 2km, para que precisas de mais um centro de idosos, em Queluz de Baixo existe 4 infantarios, achas que não chega para 3mil habitantes?
    Para a proxima se calhar convem fazer o trabalho de casa como deve ser, ou seja andares a visitar queluz de baixo inteiro e não limitares a tua pesquisa apenas ao palacio de Queluz de Baixo, tas a induzir as pessoas em erro com a tua analise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sejas mentiroso pá!Queluz é uma zona totalmente degradada ao Deus dará exactamente como todo o Portugal porque a presidente e os funcionarios da junta de freguesia e da Camara de Sintra são uns inuteis que não querem saber de nada além dos altos salários que ganham!Vai vai,vai lá ver as actuações do Emanuel que a tua super saloia madrinha presidente da junta de freguesia organizou com muita honra e MUITO carinho especialmente para ti dando-te essa grande qualidade de vida que enalteces,«grande PAROLO!Devias estar é bem caladinho e fazer alguma coisa por este país ao Deus dará que criaturas como tu contribuiem para desgraçar!

      Eliminar
    2. Camara de Sintra?????????????????

      Eliminar
    3. Queluz de Baixo pertence à freguesia de Barcarena, concelho de Oeiras. Queluz pertence ao concelho de Sintra. São dois sítios diferentes, que partilham apenas (parte de) um nome, e a vizinhança.

      Não acho que a expressão "bairros caixote" tenha sido bem utilizada para descrever os prédios em questão, embora acredito que a intenção fosse reflectir o aspecto por vezes grosseiro de alguns dos mesmos (e sei do que falo, porque vivo num destes e também não lhes acho muita piada).

      Apesar disso, Queluz de Baixo é (e já era, há quase 10 anos, quando este texto foi públicado) dos bairros mais pacatos e com melhor qualidade de vida da zona, ninguém pôs isso em causa. Pessoalmente não acho que precise de infantários ou hotéis, mas um espaço cultural era muito boa ideia.

      Eliminar
    4. Porque tiraram as Palmeiras e cobriram os espaços com calçada? Os "caixotes ficariam com muito melhor aspeto. Venham falar com os habitantes de QB e avaliem.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...