terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vivenda Rafaela - Azenhas do Mar



Desde miúdo que conheço esta ruína, passava fins de semana em casa de uns primos que era mesmo ao lado. Acusavam na altura os ocupadores pós 25 de Abril de terem saqueado a propriedade, hoje sei que é mentira, mas poderia ter acontecido... voltei lá de propósito para a fotografar e com muita pena constatei que desde então nada mais aconteceu além da continua degradação...consegui extrair de um blog sobre Sintra os seguintes textos...




Vivenda Rafaela em 1937 nas Azenhas do Mar
“Lá fomos no seu automóvel até às Azenhas do Mar, a linda e acolhedora «Vivenda Rafaela», lar santuário da família Totta, em pleno convívio com o mar e o campo.




Á direita da porta principal relemos aqueles versos síntese em que Silva Passos, em 1928 definiu:
«A casa de Alberto Totta: á entrada, Aljubarrota,
ao sair, Alcácer-Quibir...»



Dificilmente se diz mais em tão poucas palavras; dificilmente se exprime verdades tão grandes como ali naqueles versos: Pode-se entrar na «vivenda Rafaela», em ar de «vencedor », que a derrota não demora. (...)”
“(...)A amabilidade, inexcedível, dos donos da casa, a sua maneira de receber e colocar as visitas à-vontade, fazem-nos render, por muito hostis ou bisonhos que sejamos.”
Jornal de Sintra de 4 de Julho de 1937



A Vivenda Rafaela, localizada numa rua com o nome de Alberto Totta, mesmo em frente ao Oceano, estava revestida com vários painéis de azulejos com desenhos alusivos a Sintra. Actualmente encontra-se em ruínas e com uma grande parte dos azulejos retirados, é uma referência maltratada de uma época de Sintra e das Azenhas do Mar.

2 comentários:

  1. Gostei muito de ver estas fotos! Também eu desde pequena que mirava essas ruínas de alto a baixo, cada vez que por ali passava.
    Sempre me fascinaram as casas abandonadas. Porque estariam abandonadas, quem lá teria vivido, e o quanto adoraria voltar atrás no tempo, e ver estes espaços em todo o seu esplendor! Foi com grande espanto e alegria que me deparei hoje com este blog! Muitos parabéns por todo este esplêndido trabalho! Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu texto, e foi com grande alegria que o li. Espero nao desaponta-lo e podera seguir toda a evolucao da reconstrucao da Villa Rafaela atraves do facebook Villa Rafaela.

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...