quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Instituto de Cegos Branco Rodrigues - S. João do Estoril

Quase todos os dias aqui passo, e  não tenho memória de ver este local habitado... nunca me tinha despertado a curiosidade, nem mesmo depois de ter iniciado este trabalho. A sua arquitectura é demasiado simples para lhe ter conferido alguma importância arquitectónica  ou social...e como dizia o meu velho pai...”as iludências aparudem”...  as linhas simples da sua fachada, a simetria e os grafitis, o espaço envolvente e o céu ameaçador, fizeram desta casa um trabalho fotográficamente congratulante, o pouco que consegui saber da sua história foi suficiente para me surpreender e lhe fazer uma justa homenagem.
É uma casa  simples, sem pretensões e arquitectónicamente correcta, bem proporcionada e com uma invejável volumetria, a monótona simetria da fachada e alçados aliada à falta de elementos ornamentais conferem-lhe um ar menos erudito em comparação aos chalets da zona, conferindo-lhe um estigma de “parente pobre”...Foi neste edifício que dá as boas vindas a quem entra em S. João do Estoril vindo de Lisboa que se instalou em 1913 o Instituto de Cegos Branco Rodrigues.
 

Ao fim de inúmeras vezes passar em frente, um dia decidi abordá-la, foi uma surpresa quando vi a pequena e orgulhosa lápide que invictamente testemunhava  a importância histórica que aquela casa teve um dia... Esta antiga instituição estratégicamente situada num encantador terreno afastado do centro urbano, virada para o mar e apenas incomodada pela marginal, encontra-se ao completo abandono.

É inevitável perguntar, porque é que está naquele estado de degradação e abandonado??? Já não há cegos neste País ou foram todos para o poder??? Será que uma casa daquele tamanho no local em que está não pode ser aproveitada para qualquer fim??? Mais que não seja conheço muita gente que gostaria de lá viver...

Para saber mais:  http://www.lerparaver.com/braille_invencao.html ,  http://bibjcortesao.blogspot.com/2010/01/cegos-ilustres.html e http://papelariapapiro.blogs.sapo.pt/1245.html





1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...