segunda-feira, 1 de março de 2010

Ruínas do Convento Velho de Penafirme

Este velho edifício foi edificado em meados do Séc. XVI em cima de um outro convento medieval já existente neste mesmo local, tendo sido aproveitado as fundações e algum material para a edificação desta estrutura.
Está situado a escassos metros da Praia de Santa Rita no concelho de Torres Vedras, a sua localização próxima do mar contribuiu para a sua degradação, não só pela influência dos agentes erosivos a que está naturalmente exposto, tal como é comummente aceite na zona que foi quase destruído pelo maremoto que atingiu Portugal em 1755. 
Desde então e passados 255 anos sobre essa calamidade, que foi devotado ao abandono sem nunca ter sido reedificado. Por ter sido substituído por outro convento numa localidade próxima e igualmente devotado a Nossa Senhora da Graça que albergou a sua comunidade e cumpriu o seu papel social, a sua reestruturação tornou-se desnecessária. É uma pena,  firme enquanto se mantiver de pé...
 
Infelizmente nunca foram feitas obras de recuperação neste local, nem tão pouco escavações arqueológicas que certamente iriam desvendar muitos segredos que aqui se encerram.
  
Nos tempos decorrentes, já se assumiu que este convento é uma ruína e que românticamente deverá ser mantida como tal, facto do qual não discordo, não só pela falta de elementos necessários para restituir a sua antiga traça e características arquitectónicas, como também pelo possível aproveitamento  da sua estrutura face ao investimento necessário. Porém se aqui se instalasse uma estação arqueológica poder-se-ia recuperar pelo menos as suas distantes memórias investindo desse modo num espólio histórico que atrairia turistas à região e contribuiria para o escasso património da região do oeste.
 
Para saber mais : http://snsg.no.sapo.pt/historia.htm#Novo_Convento
http://www.praiadesantacruz.com/StCruz/historia/histpenafirme-convelho.htm
http://historialourinha.blogspot.com/2007/07/o-convento-de-penafirme-com-j-vai-sendo.html
http://www.praiadesantacruz.com/StCruz/historia/histstcruz-eremitas.htm
http://arqtvedras.home.sapo.pt/LetraN/N0012.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...